sábado, 31 de março de 2012


BOLDO DA TERRA OU BOLDO DE JARDIM (Plectrathus barbatus)


É um arbusto originário da África, atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. É  indicado por muitas pessoas como analgésico, estimulante da digestão e no combate de azias. Mas quando é usados por longo períodos, pode causar irritação gástrica. 


Contra indicações: O boldo deve ser evitado por pessoas com úlceras, gastrite e durante a gravidez, pois pode ter propriedades abortivas.

Propriedades medicinais:  Atua sobre o sistema nervoso ocasionando sono e leve torpor por ser também hipnótico. Estimula as funções digestivas aumentando a secreção biliar e é diurético, usado também como laxante,  e para todos os tipos de problemas hepáticos.

Partes utilizadas: 

Folhas frescas e Raízes.

Formas de uso: 

Folhas amassadas em álcool: 20g da planta fresca em 100 ml de álcool - Tomar 20 a 40 gotas até 3 vezes ao dia.

Sumo: amassar 2 folhas frescas em 1 copo e completar com água - Tomar 2 a 3 vezes ao dia.

Chá e Lava-pé: Ferver algumas folhas- Usar em banhos antes de dormir ( usado para insônia).




By: Kimerlly Sobrinho



quinta-feira, 22 de março de 2012

Plantas Medicinais



Primeiramente, plantas medicinais são aquelas que contém substancias bioativas ou seja, possuem alguma ação sobre os seres vivos. Algumas dessas plantas são venenosas ou tóxicas devendo ser usadas em doses pequenas para terem o efeito desejado.

Mas como surgiu as plantas medicinais? 
 O uso de plantas como medicamento é provavelmente tão antigo quanto o aparecimento do próprio homem. Há indícios de que o homem já utilizava ervas para fins alimentares e medicinais. Buscando as espécies vegetais mais apropriadas para a sua alimentação ou para cura de seus males, nossos ancestrais foram descobrindo as que serviam para se alimentar, se medicar, as que eram venenosas e as que causavam efeitos alucinógenos.


Um dos pontos fortes das plantas medicinais são que elas podem ser adquiridas em mercados públicos, lojas de ervas, podem ser colhidas no campo ou cultivadas nos nossos jardins, hortas, e até mesmo vasos. Alem de terem um preço que não pesa no bolso...

By: Diana, Liria, Kimerlly e Thiago