sábado, 28 de abril de 2012

LOSNA (Artemisia absinthium L.)

A losna é da família Asteracea, originária da Europa e da Ásia, de folhas recortadas de cor cinzenta, de sabor amargo e que se utiliza como planta medicinal e na fabricação da bebida conhecida como Absinto. Trata-se de uma planta herbácea, de no máximo 1 metro de altura, que possui um óleo essencial e substancias que atuam no organismo .

Contra-indicação: 
O suco ou extrato não devem ser usados, pois são tóxicos. Não deve ser usado por pessoas que estiverem fazendo tratamento radioterápico, gestantes, lactantes, indivíduos de temperamento bilioso ou sanguíneo, nas irritações gástricas e intestinais e nas propensões à congestão cerebral.

Propriedades medicinais:

É usado como vermifugo, também tem propriedades digestivas e ameniza cólicas menstruais. Também pode ser usada contra piolhos e outros insetos.

Partes utilizadas:

Folhas e pequenos capítulos florais.

Formas de uso:

Infusão: de 5 a 15g de folhas ou flores por litro de água. Tomar uma xícara antes das refeições principais (para estimular o apetite).

Decocção: para gargarejos e compressas sobre contusões, deve-se misturar 2 xícaras das de café de álcool  com 1 xícara de água e 1 punhado da erva picada. Deixar em maceração por 7 dias, coar e guardar em vidro escuro ou protegido por papel alumínio. Tomar 1 colher por dia.

Xarope: utiliza-se um punhado de folhas e flores picadas em 1 xícara de água fervente. Abafar, coar, adicionar mel e homogeneizar. Adultos devem tomar uma colher de sopa 3 vezes ao dia e as crianças 1 colher de chá 3 vezes ao dia.

Cataplasma: Deve-se aplicar a folha quente sobre locais doloridos do ventre.

Vermifugo para animais: triturar um punhado de flores e folhas e adicionar à ração do animal. 



 By: Kimerlly

sábado, 21 de abril de 2012

Poejo planta medicinal contra diabetes

poejo


Nome científico: Mentha pulegium

Origem: Tem origem na Eurásia, é uma espécie de menta muito difundida na Europa.

Parte utilizada: Folhas, talos e flores.

Receita:  

Coloque 20g de poejo dentro de uma xícara e depois cubra com água fervente. Deixe esfriar por 15                             minutos, a seguir, coe e beba.

Tomar o chá diariamente, qualquer hora do dia, mas deve ser tomado preferencialmente após ser feito, para que o poejo não perca suas propriedades medicinais.

A diabetes é uma doença que se for bem controlada não apresenta grandes riscos.

Observação: O poejo não deve ser consumido em grandes quantidades, pois pode exercer ação paralisante sobre o bulbo raquidiando.



 by: Thiago Santos

terça-feira, 17 de abril de 2012

Arnica



Arnica é gênero de mais ou menos 30 espécies de plantas perenes, herbáceas. Arnica significa pele de cordeiro, aludindo ao tato de suas folhas, suaves e peludas.
Arnica possui propriedades medicinais devido ao Flavonóide, sendo muitos e variados seus usos.
Dentre eles: A cicatrização de ferimentos superficiais, combate de hemorragias leves, além de ser um ótimo antiflamatório natural. A arnica não deve ser utilizada por via oral, por ser comprovadamente tóxico.

   




                                  By: Líria Mesquita